Cadastro de Protocolo de Pesquisa

Para cadastrar uma nova pesquisa, o pesquisador deverá clicar no botão “Nova Submissão”.

O processo de submissão envolve seis etapas:


  1. Informações preliminares;
  2. Área do estudo;
  3. Desenho de estudo/apoio financeiro;
  4. Foto do pesquisador (obrigatório);
  5. Detalhamento do estudo;
  6. Outras informações
  7. Finalizar;

Para submissão de projetos de pesquisa, o protocolo de pesquisa deve incluir os seguintes documentos:

  • Folha de Rosto - deve ser devidamente assinada e datada pelas partes envolvidas responsáveis pelo desenvolvimento do protocolo de pesquisa - pesquisador, instituição proponente e patrocinador (quando aplicável) - Para maiores informações acesse: https://youtu.be/9Wur-OMvpTI.
  • Projeto de pesquisa: tema, objetivo, local de realização da pesquisa, população a ser estudada, garantias éticas aos participantes de pesquisa, método, cronograma, orçamento, critérios de inclusão e exclusão (quando aplicável), riscos e benefícios, critérios de encerramento ou suspensão, resultados e divulgação.
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)(quando necessário). Para maiores informações acesse: https://youtu.be/zrEW1bJ6_Co
  • Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) (quando necessário). Para maiores informações acesse: https://youtu.be/zrEW1bJ6_Co
  • Dispensa de consentimento (quando necessário)
  • Demais documentos obrigatórios, dependendo do projeto de pesquisa consulte aqui

Todos os documentos referentes ao protocolo da pesquisa inseridos na Plataforma Brasil, devem estar no idioma português, em arquivos separados, com recurso de copiar e colar.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Uma vez enviado ao CEP, o protocolo de pesquisa não poderá mais ser editado pelo pesquisador, a menos que, após análise do CEP, sejam solicitadas alterações.