PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA
(PIBID) E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – 2022-2024 CAPES/MEC
Os Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residiência Pedagógica (PRP) são uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes ao nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos no valor atual de R$ 700 reais.
Os programas mantêm um eixo comum de comprometimento com a qualidade do ensino em um processo intencional e articulado capaz de se retroalimentar, gerando um movimento progressivo de aperfeiçoamento da formação docente. Conquistamos neste período de vigência 2022-2024, 48 bolsas do PIBID e 30 do Residência Pedagógica. A possibilidade de bolsa não apenas incentiva o estudante a continuar na sua caminhada de formação cursando uma licenciatura, mas também retribui sua colaboração em programas que promovem o aprimoramento da formação inicial docente, diminuindo lacunas entre a teoria e prática. Ser professor e tornar-se educador é um processo que desde muito cedo os estudantes das licenciaturas da UNIFAI vão compreendendo ao participar dos programas PIBID e Residência Pedagógica.
O objetivo desta edição do Programa PIBID e RP é o de estimular a interação entre o Licenciando e o Educador na Licenciatura, exercitando o seu processo de formação profissional através de núcleos multidisciplinares, ligadas ao subprojeto único que agrupa as licenciaturas de Educação Física, Ciências Biológicas e Pedagogia, estabelecidos tanto nas Redes Estadual quanto Municipal de Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Flórida Paulista, Osvaldo Cruz. Além de impulsionar o graduando das Licenciaturas a estabelecer um diálogo mais profundo com os professores de cada área de Conhecimento. Realizando o elo entre a instituição de ensino superior e as demandas das atividades da escola segundo o projeto aprovado do PIBID e RP pela CAPES, o Bolsista de Iniciação à Docência tem o apoio concentrado do docente Coordenador de Área do seu Núcleo, recebendo orientações para melhor se adaptar ao futuro mercado de trabalho. Na escola esses estudantes têm o apoio e direcionamento das atividades pelo professor, supervisor (PIBID) e preceptor (RP). Nesta edição, o PIBID é direcionado aos estudantes na primeira metade de seus cursos, tendo como o objetivo de introduzi-lo no contexto prático escolar com grande destaque para o processo de ensino coletivo e interdisciplinar, compreendendo que a regência é apenas uma das múltiplas dimensões do ensino em uma escola, com demandas diversas que variam desde ações coletivas como projetos, reuniões de planejamento a ações de reflexão e análise de estatísticas escolares. Nesta etapa ela aprende a importância do trabalho coletivo. O programa Residência pedagógica se destina a graduandos da segunda metade de seus cursos de licenciatura e tem a dimensão da regência como destaque central. Ela faz parte de habilidades e competências que o futuro docente desde a formação inicial deve compreender não apenas a importância de dominar os conteúdos que leciona, mas também habilitar-se para os métodos de ensino-aprendizagem, tendo como foco o estudante como protagonista da prática educativa. Além disso, o graduando poderá mais claramente no final do seu curso investigar em sua prática de residente, a importância de se desvencilhar da formação unilateral cognitiva, pois o objetivo do ensino básico hoje transcende o foco na transmissão de conhecimento, mas focaliza na formação integral do indivíduo. Neste programa ele irá se preparar para compreender os procedimentos de intervenção possíveis pelo professor para formar para a vida, tendo em vista não apenas habilidades e competências cognitivas, mas também as socioemocionais.
Após diversos desafios enfrentados pela educação brasileira e programas de incentivo à formação docente, o governo federal reafirmou a importância dessa iniciativa como forma de colaborar na qualificação dos futuros professores do país. O Centro Universitário de Adamantina atua com enorme responsabilidade de contrapartida para auxiliar no custeio do Programa.
Entre os objetivos do PIBID estão:
I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II - contribuir para a valorização do magistério;
III - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Entre os objetivos do PRP estão:
I - Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
As inscrições no PIBID são de fluxo contínuo tanto para supervisor quanto para estudante de graduação nas licenciaturas de Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas e podem ser feitas respondendo aos formulários nos links abaixo: Para professor de PIBID e PRP*
https://forms.gle/n3UF42ZAPoSkoe946
*Atentar para edital especifico
https://portal.unifai.com.br/portal/_arquivos/_itens_home/da9482bad0f4f049e76cdd55228ec78c.pdf
Para estudantes das licenciaturas acima mencionadas acesse o formulário e realize sua inscrição:
https://forms.gle/wwf2BoWius71e1jcA
Aguarde um e-mail que havendo vagas você receberá um e-mail em seu endereço eletrônico institucional.
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNIFAI
2020-2022
Prof. Dr. Wendel Cleber Soares
Coordenador Institucional
PIBID – 2018-2020 CAPES/MEC
O objetivo do novo Programa PIBID será o de estimular a interação entre o Licenciando e o Educador na Licenciatura, exercitando o seu processo de formação profissional através de núcleos multidisciplinares estabelecidos tanto nas Redes Estadual quanto Municipal de Adamantina, Pacaembu, Flórida Paulista, Lucélia e Osvaldo Cruz. Além de impulsionar o graduando das Licenciaturas a estabelecer um diálogo mais profundo com os professores de cada área de Conhecimento, terá o Bolsista de Iniciação à Docência apoio concentrado do Coordenador de Área do seu Núcleo, recebendo orientações para melhor se adaptar ao futuro mercado de trabalho.
Trata-se de um novo tipo de colaboração do Estado, através do Ministério da Educação e Cultura, visando propor ações destinadas à aceleração da aprendizagem e melhores desempenhos quanto ao aspecto de manipulação multidisciplinar do Conhecimento.
Nesta nova fase do Programa PIBID o Centro Universitário de Adamantina atuará com enorme responsabilidade de contrapartida para auxiliar no custeio do Programa. Vale a ressalta de ser o novo Programa PIBID-2018-2020 direcionado aos acadêmicos integrados do início ao meio do Curso e cabendo a ele a continuidade de ser Bolsista dentro do Programa Residência Pedagógica, recém instalado para dinamizar o desempenho do antigo PIBID/CAPES.
A integração entre o Centro Universitário de Adamantina e os órgãos dirigentes das Redes Estadual e Municipal de Ensino ocorrerá de modo diferente a partir deste novo Programa, pois está em ação a Plataforma Freire, coordenada pela CAPES, para supervisionar o desempenho dos Núcleos Multidisciplinares na Região de Adamantina. Tem o Bolsista de cada núcleo multidisciplinar o direito a uma Bolsa de Estudos e para intensificar o processo de formação docente, através de orientações e exercícios propostos aos licenciandos, Professores das Redes Municipais e Estaduais de Adamantina participam também enquanto Bolsistas enquadrados na função de Supervisores.
Inserindo o conceito de produtividade nas ações a serem polarizadas nas Experiências Didáticas, o PIBID 2018-2020 contabiliza ações em 9 Núcleos distribuídos em 8 Escolas, 3 Coordenadores de Área e 9 Professores- Supervisores da Rede Estadual e Municipal e atuando na Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, num total geral de 72 Bolsistas de Iniciação à Docência.
Sejam todos os Bolsistas bem-vindos ao novo Programa PIBID,Coordenadores dos NÚCLEOS MULTIDISCIPLINARES, Bolsistas de Iniciação à Docência e Professores supervisores da Rede Estadual e Municipal de Adamantina! Lutamos por um futuro melhor para a sociedade brasileira através da integração cada vez mais consistente do PIBID às novas disposições estabelecidas para a Educação Básica!
Prof. Dr. Orlando Antunes Batista
Coordenador Institucional