PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA
(PIBID) – 2022-2024 CAPES/MEC
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, a CAPES concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que realizam as seleções internas dos bolsistas participantes dos seus subprojetos aprovados. Podem participar como bolsistas do PIBID os licenciandos, professores das escolas da rede pública de educação básica e professores das IES.
Objetivos do Programa
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:
I - incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;
II - enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
III - promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores;
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas de caráter inovador e interdisciplinar;
V - valorizar as escolas públicas de educação básica como espaço privilegiado dos processos de formação inicial para o magistério, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;
VI - contribuir para a construção e a valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;
VII - induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, de modo colaborativo, com base no contexto escolar;
VIII - contribuir para o aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES, a partir das experiências do PIBID; e
IX - propiciar aos estudantes de licenciatura a vivência da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
Bolsa de iniciação à docência
Bolsista de iniciação à docência: o aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura que integra o projeto institucional da instituição de ensino superior, com dedicação de carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais ao PIBID. Valor da bolsa: R$ 700,00 (setecentos reais).
Entre as contribuições que enriquecerão a formação dos licenciandos e fortalecerão os cursos de licenciatura respectivos pode-se mencionar a garantia de aprimoramento das habilidades de redação dos estudantes no ensino superior pelo incentivo ao olhar investigativo durante as atividades; aprimoramento das habilidades socioemocionais dos licenciandos pela integração de diferentes cursos e termos, aprimoramento das habilidades da comunicação e expressão verbal oral, familiarização do licenciando com a rotina da escola, que pode consolidar conhecimentos aprendidos teoricamente na graduação, exercício e compreensão do funcionamento da aplicação de diferentes de estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem, especialmente as ativas, redução nas taxas de evasão dos licenciandos para ampliar seus conhecimentos sobre a experiência escolar, melhoria do desempenho do licenciando junto aos estágios obrigatórios e não obrigatórios e no desempenho do licenciando frente às avaliações do Enade para garantir a qualificação dos egressos e qualidade do curso oferecido.
Nesta edição do programa a instituição FAI busca estreitar os laços com a comunidade escolar através de visitas periódicas às escolas e formações que esteja intimamente relacionada com as demandas da realidade escolar e que atendam a todo o corpo docente do ensino básico. Neste sentido busca-se nesta edição um programa mais plural e rico de parcerias que favoreçam o progresso dos estudantes em sala de aula como futuros profissionais de educação.
Em caso de dúvidas escreva para [email protected]