Docente de Fisioterapia da FAI tem projeto aprovado pela FAPESP

Docente de Fisioterapia da FAI tem projeto aprovado pela FAPESP

Desde 2022, a Prof.ª Dra. Iara Buriola Trevisan já teve aprovação de três projetos de Iniciação científica pelo PIBIC/CNPq

29/07/25, às 17h57

Jéssica Nakadaira

Imprimir

 

O Centro Universitário de Adamantina celebra mais uma importante conquista na área da pesquisa. A Professora Dra. Iara Buriola Trevisan, docente do curso de Fisioterapia, conquistou a aprovação de um projeto de Iniciação Científica pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), um dos principais órgãos de fomento à pesquisa no Brasil.

A bolsista contemplada é a aluna Maria Eduarda Brito de Moraes, do 8º termo de Fisioterapia. O projeto intitulado “Atuação multiprofissional na promoção da atividade física para pacientes com doenças respiratórias crônicas na Atenção Primária: aconselhamento e encaminhamento” será desenvolvido de julho de 2025 a junho de 2026.

O estudo investiga como equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) atuam na promoção da atividade física para pacientes com doenças respiratórias crônicas (DRC), com foco em estratégias de aconselhamento e encaminhamento. A pesquisa será realizada em unidades de saúde de Adamantina, envolvendo profissionais da área e pacientes atendidos pelos programas municipais de atividade física.

Segundo a professora Iara, a iniciação científica é fundamental para a formação de futuros pesquisadores. “Embora a responsabilidade principal seja da docente orientadora, a aluna participa ativamente do desenvolvimento do projeto, sendo capacitada para analisá-lo e discutir seus resultados”, destaca.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Leandra Navarro Benatti, ressaltou o compromisso com a formação científica dos alunos desde o início da graduação. “Desde a implantação do curso de Fisioterapia na FAI, valorizamos e incentivamos a participação dos alunos em projetos de pesquisa, iniciando-se pela construção e desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. A iniciação científica, quando realizada em parceria com órgãos de fomento, como a FAPESP e o CNPq, ou apoio institucional interno, proporciona ao estudante desenvolver o pensamento crítico-científico, as habilidades em pesquisa, a capacidade de identificação e resolução de problemas, bem como aprimorar o trabalho em equipe. Por todas essas razões, estamos muito felizes com a conquista e parabenizo a Professora Iara e nossa aluna Maria Eduarda pelo empenho. Os bons frutos virão também com futuras publicações, as quais são importantes tanto para o curso de Fisioterapia quanto para a nossa instituição como um todo, visto que a gestão atual, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tem feito um excelente trabalho de incentivo à pesquisa”, ressalta.

É importante ressaltar que desde 2022 até o momento, a Professora Iara teve aprovação de três projetos de Iniciação científica pelo PIBIC/CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também desenvolvidos com alunas do curso de Fisioterapia da FAI.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da FAI, Profa. Dra. Márcia Zilioli, o projeto aprovado pela FAPESP reforça o compromisso da FAI com a pesquisa de qualidade e com a formação de alunos como protagonistas na produção científica desde a graduação. “Parabenizo a Profª Dra. Iara Buriola Trevisan pela excelência na condução do projeto e pelo incentivo à iniciação científica, que fortalece a pesquisa e valoriza o papel do docente na formação acadêmica de nossos alunos”, finaliza.

 

assets/js/main.js?v=1751306904