CERIMÔNIA DE ABERTURA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UniFAI

PAPEL DA TECNODEMOCRACIA NA HABILITAÇÃO DE EDUCADORES PARA O SÉCULO XXI

AO VIVO ATRAVÉS DOS CANAIS

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

Durante as transmissões será disponibilizado um QRCode para que o participante registre sua presença, garantindo direito a um Certificado de Participação

23/10/2020 - Sexta-Feira

19:00 - 19:20h

Palestra: Relações entre a inteligência e a tecnodemocracia

Prof. Dr. Orlando Antunes Batista

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Assis (1974) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor colaborador da Prefeitura Municipal de Anastácio e professor titular - Faculdades Adamantinenses Integradas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de linguagem, produção de conhecimento, formação do leitor, alfabetização e teoria literária. Está em processo de implantação no Município de Anastácio (Mato Grosso do Sul) o Projeto Paulo Freire de Alfabetizar através da Cosmologia Linguística, de autoria do professor e constando de 112 volumes voltados exclusivamente ao processo de Formação de Alfabetizadores. O professor exerce a função de Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência no PIBID/CAPES/FAI-2012-2013, coordenando o Programa voltado para a formação de docentes para os níveis Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Esta fase do Programa percorre o período Julho de 2012 a fevereiro de 2014. Elabora-se no mês de outubro de 2013 uma nova proposta para o Programa, para duração de quatro anos.O Programa Institucional de Bolsa /de Iniciação à Docência foi reestruturado para abranger o período 2014-2018, sendo aprovado pela CAPES e contendo, a partir da nova edição o Subprojeto Interdisciplinar, contando com a nossa Coordenação institucional. Já foram realizados os I, II e III ENCONTROS NACIONAIS DO PBIDI-FAI nos anos de 2013,2014 e 2015. No ano de 2015,foi incluído no Programa o I FESTIVAL DIDÁTICO-CULTURAL DO PiBIDI-FAI, objetivando oferecer uma nova dinâmica para o Bolsista de Iniciação à Docência, abrindo um espaço pedagógico para o desenvolvimento cognitivo de seu potencial na definição de seu perfil profissional.

19:20 - 20:20h

Palestra: O Papel do pensamento interdisciplinar na construção do conhecimento

Prof. Dra. Maria Antônia Ramos de Azevedo

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Especialização em Psicopedagogia (1994) , Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009); Pós Doutorado (2011) em Pedagogia Universitária na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e MBA em Gestão, Inovação e Negócios em Instituições de Ensino IPOG (2020). Foi Vice Presidente do Fórum dos Vices Diretores da UNESP em 2017 e Presidente do Fórum dos Vices Diretores em 2018. Foi Vice-Diretora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista UNESP, no período de 2015 a 2019, Campus de Rio Claro, onde é professora na área de Didática. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária e Interdisciplinaridade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) certificado no CNPq. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Rio Claro, na Linha de Pesquisa "Linguagem - Experiência - Memória - Formação"

20:20 - 22:00h

Palestra: Educação do Presente

Prof. Dr. Estêvão Zilioli

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. É coordenador do curso de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário de Adamantina e Coordenador de Tecnologia Educacional e Inovação no Colégio Super Ensino de Ourinhos. Tem experiência na área de Microbiologia e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Compostos Bioativos, Fermentações, Uso de Tecnologia no processo de Aprendizagem.